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Noéticos do Brazil

Public·25 members

Antonio Márcio Braga Silva
Toke the Introduction Course

Noahide Beginner

Has completed the sections of the foundations of faith and law of the Noahide Code.

Halacha 101 Graduate

Qual a lógica por traz de Ever Min haChai?

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O Código Divino para 19 de Outubro

Autoria: Dr Moshe Weiner


Parte IV - Ever Min haChai


Capítulo 1 - Permissões e Proibições para Gentios Relativas à Carne; Espécies para as Quais a Carne de um Animal Vivo é Proibida.


Hoje entrando nos tópicos 1:4-1:6


4. Explicações e abrangência da proibição de comer carne de animal vivo: Existem várias explicações lógicas relevantes que podem ser apresentadas para esta proibição. Por exemplo, a obtenção de tal carne provavelmente seria feita de uma maneira que causaria grande dor ao animal [Ramban, em Gênesis 1:29]. Além disso, trata-se de um comportamento cruel, algo que o ser humano deve se esforçar para evitar. No entanto, é a partir do mandamento divino — “Mas carne, com sua alma, seu sangue, não comereis” — que aprendemos que qualquer carne que seja separada, de qualquer maneira, dos animais abrangidos por esta proibição (ver tópico 6 abaixo), enquanto ainda estão vivos, é proibida para consumo. O termo rabínico utilizado para se referir a esta proibição é éiver min haĥai (אֵבֶר מִן הַחַי), que significa literalmente “membro de um animal vivo”. Entretanto, a proibição abrange toda e qualquer carne (seja carne, órgãos ou membros) separada dos tipos designados de animais enquanto eles ainda estão vivos. Isso inclui qualquer carne arrancada durante a vida do animal por uma pessoa (mesmo que a pessoa tenha mordido a carne com sua boca) [Tratado Ĥullin 102b], ou por outro animal, ou ainda carne que caiu ou foi separada do corpo do animal em consequência de um acidente ou doença [Rashi sobre o Tratado Sanhedrin 57a, Tosafot (ibidem 56b) e Ran (ibidem 59b)].

5. Limites da permissão para usar animais: Depois que Noaĥ deixou a arca, os seres humanos receberam permissão para matar animais para alimento ou para utilizar partes de seus corpos com fins benéficos. No entanto, nem Adão, nem Noaĥ, nem seus descendentes receberam em nenhum momento permissão para ferir, matar ou causar sofrimento a um animal sem propósito útil, e quem o faz transgride a proibição de causar dor desnecessária a uma criatura viva [Rabino Zalman Nehemiah Goldberg no Tratado Ĥullin 7b]. Por essa razão, é proibido esfolar um animal ou retirar um de seus órgãos enquanto ainda está vivo, mesmo que não se tenha a intenção de comer a parte removida. Em vez disso, se alguém necessita do couro ou de algum órgão, deve primeiro matar o animal e, em seguida, retirar as partes de seu corpo que necessita [Tratado Ĥullin 85b].

6. Abrangência da proibição de comer carne de animal vivo: A proibição de comer carne retirada de um animal ainda vivo aplica-se apenas a mamíferos domésticos, mamíferos selvagens e aves [Ezekiel 1:10; Rambam, Laws of the Foundations of Torah 2:3-8)]. Em termos mais gerais, trata-se de todos os animais para os quais existe, pela lei da Torá, uma distinção entre sua carne e seu sangue. O fato de a espécie ser ou não kasher não tem qualquer relevância para esta proibição geral [Rambam, Leis dos Reis 9:13].



Tradução por Antonio Marcio Braga Silva.

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